pensador.info www.emagrecerdevez.com

Terapias

Mesocarpo do babaçu 
O mel das abelhas e a canela em pó 
Extrato de amora 
O inhame e a dengue
Terapias holísticas

Citronela 
Nomes populares e científicos: 
  • citronela-de-java (Cymbopogon winterianus) 
  • citronela-do-ceilão(Cymbopogon nardus)
Família: Gramíneas
Clima: tropical
Solo: não é muito exigente, mas recomenda-se plantio em solo fértil e úmido
Luminosidade: exige sol pleno, a planta não vai bem à sombra ou meia-sombra
Propagação: divisão de touceiras, em qualquer época do ano
Regas: quando não há chuvas, regar 4 vezes por semana
Espaçamento para plantio: 1 metro entre as mudas
Replantio: a cada 3 anos

A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. O óleo da citronela é rico geraniol e citronelal, e é considerado um ótimo repelente.
Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é sim, desde que se plante a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.
Outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.
Velas, cremes e loções
No mercado, podemos encontrar vários produtos fabricados com óleo de citronela, entre eles:
* velas utilizadas como repelentes de insetos
* loções e óleos repelentes, utilizados principalmente no verão, em regiões litorâneas, onde há grande incidência de mosquitos e borrachudos

O método industrial de extração do óleo essencial da citronela é conhecido como "arrasto de vapor". As folhas são colocadas em um recipiente e passam a receber vapor d'água constantemente. A água é aquecida em uma caldeira. Ao passar pelas folhas da citronela, o vapor leva junto o óleo essencial, separado da água, em seguida, por condensação.
Já para a extração caseira do óleo essencial da citronela  pode-se colocar as folhas com um pouco de água num panela de pressão: o vapor que sair de lá também vai conter óleo essencial.  Porém a dificuldade é recolher este vapor, para daí extrair o óleo.
Uma outra dica é que o óleo essencial da citronela é também solúvel em álcool. Assim, se misturarmos as folhas ao álcool, naturalmente o óleo essencial vai ser liberado. Aqui o problema é o seguinte: outras substâncias presentes na folha, como clorofila e pigmentos, também são solúveis em álcool e, neste caso, não teríamos o óleo puro como se obtém por meio do vapor d'água.
Vale destacar mais um detalhe importante: as folhas de citronela possuem uma concentração mínima de óleo essencial, em torno de 0,5% a 0,6%. Para cada 100 quilos de folhas, extraem-se no máximo 600 gramas de óleo. Ou seja, tentar extrair pequenas quantidades não é nada viável.
Não confundir com o capim-limão
Ainda é muito comum a confusão entre a citronela e o capim-limão (Cymbopogon citratus) – pelo nome científico, já deu para perceber que ambas as plantas pertencem ao mesmo gênero. Embora a aparência seja realmente muito próxima, dá para diferenciá-las pelo aroma: o capim-limão apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão; enquanto o aroma da citronela é bem intenso.
  
Citronela afasta o mosquito da dengue

Plantar citronela em vasos ou canteiros é excelente para repelir o Aedes Aegypti e livrar-se da dengue.

Plante a citronela em jardins e vasos, próximo a portas e janelas. Cada planta, quando desenvolvida, cobre como repelente 50 m². Em um pequeno jardim, cinco moitas são suficientes para afastar definitivamente  mosquitos de qualquer tipo, inclusive o transmissor da Dengue.
A citronela tem efeito repelente e forma uma touceira densa. Suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão. Plantar citronela não custa quase nada e oa touceiras podem gerar mudas e se multiplicar facilmente. A planta requer área ensolarada e solo fértil e úmido. Regue 3 vezes por semana, pelo menos.

Produtos fabricados com óleo de citronelavelas, cremes e loções.
Tenha cuidado para não confundir a citronela com o capim-limão, pois os dois são  tem aparência semelhante, mas o aroma é diferente. O capim-limão apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão; enquanto o aroma da citronela é bem intenso.
 Texto extraído do site  Dicas do timoneiro

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)