pensador.info www.emagrecerdevez.com

segunda-feira, 24 de abril de 2017

PADRE JOSÉ PEREIRA DE MARIA



Pesquisa e texto: Mª Umbelina Marçal Gadêlha

Nasceu em 17-02-1927 em Floriano, PI. Filho de Firmino Pereira de Maria e Inês Pereira de Maria.
Padre Secular, José Maria, ordenou-se no Seminário Maior da Arquidiocese de Olinda - PE, em 22 de novembro de 1952. No dia 20 de janeiro de 1953, foi indicado como vigário auxiliar da paróquia de São Pedro de Alcântara, onde permaneceu até maio de 1958.
 Aqui foi nomeado professor para lecionar no Ginásio "Santa Teresinha" e na Escola Normal "Regional de Floriano".
 Foi ele quem deu início a criação de uma moderna academia de intelectuais em Floriano, dentre os quais, entre outros, faziam parte: Eleutério Rezende,  Dr. Sobral Neto, Dr. Braulino Duque França, Bernardino Soares Viana, Dr. Raimundo Alves Pereira da Rocha, Francisco Gabriel Batista, Alderico Guimarães, João Luiz Guimarães, Albino Leão da Fonseca.
Fundou a Associação de Moços Católicos, foi eleito Presidente do Ferroviário Atlético Clube e fundou o jornal "Mocidade", editado pela tipografia de Deusdeth Carvalho.
Também fundou junto com a classe operária o Circulo Operário São José de Floriano e foi seu orientador espiritual.
Além do município de Floriano, também assistia aos municípios de Jerumenha, Bertolínia, Landri Sales e Marcos Parente.
Foi nomeado vigário da Diocese de Oeiras e depois de algum tempo, foi transferido para Goiânia.
Em Goiás foi Reitor na Universidade Católica de Goiás. Pertence a diversas entidades sociais, culturais e de classe, dentre as quais Sociedade Goiana de Cultura e Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. Exerceu os cargos de secretário executivo da CNBB e vice-presidente da Sociedade Goiana de Cultura. Atualmente é Chanceler da Universidade Católica de Goiás.

Bibliografia:
 “Reflexões Filosóficas”. Foi o responsável pelo resgate dos documentos manuscritos e avulsos da Capitania do Piauí existentes no Arquivo Ultramarino Lisboa-Portugal (1684-1828), cujo resumo foi impressos em catálogo, com a chamada dos verbetes, que foram gravados em CDs.

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)