pensador.info www.emagrecerdevez.com

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Pesquisa sobre Inclusão escolar


PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE

Dados da escola onde vou fazer o meu estudo de caso
 1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(  )
2.(  )
3.(  )
4.(  )
5.(  )
Mais que 5.( x ) Quantas? 07
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não( x ). Quantas salas faltam? Mais de 10

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(  )
Entre 10 e 20.
(  )
Mais de 20.
(x)
Quantos? 32

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
(x)
·         A demanda de alunos.
(  )
·         Outros. Especifique: __________________
(  )

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
( x)
Rede Estadual.
(  )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola.  Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.

Tem na escola
Não tem na Escola
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
X
Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...
X
Ponteira de boca ou de cabeça
X
Tesoura mola
X
Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
X
Plano inclinado
X
Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física
X
Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
X
Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
X
Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
X
Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos
X
Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
X
Teclados virtuais com varredura
X
Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas
X
Colméia de acrílico para teclado
X
Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
X
Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular
X
Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar ...
X
Mouse com plug para entrada de acionador
X
Monitor de tela de toque
x
Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
X
Software leitor de tela
X
Software de OCR para leitura de texto impresso
X
Software para ampliação de tela
X
Reglete
X
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais
X
Caderno para escrita ampliada
X
Lupa com luz, manual ou de mesa
X
Lupa sem luz, manual ou de mesa
X
Lupa eletrônica
X
Guia para assinatura
X
Máquina de escrever em Braille
X
Impressora Braille
X
Sorobã
X
Calculadora com retorno auditivo
X
Bengalas dobráveis
X
Relógio com retorno auditivo ou relevo
X
Jogos com sinalização em Braille ou relevo
X
Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
X
Sistema FM
X
CDs ou softwares em libras e português
X
Dicionário em libras
X
Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.
X

7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.
·         Oferece o AEE.
( x)
·         Promove formação continuada de professores deAEE.
(x)
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
(x)
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
(x)
·         Orienta as famílias.
(x)
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
(x)
·         Outras. Especifique:
(  )

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? 02
·         Quantos são de outras escolas? 02

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim ( x ). De que forma?
Com ações que contemplam as ações inclusivas e nas ações a serem desenvolvidas com programa de apoio ao aprendizado do aluno buscando atingir o objetivo de oferecer os a assistência e os recursos que as crianças necessitam para o seu desenvolvimento.
Não (  ). Por quê?

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
·         1: para as ações que já foram realizadas
·         2: para as ações que estão em andamento
·         3: para as ações que ainda serão realizadas

X: Caso não identifique nenhuma adequação
·         Construção ou adequação de rampas.
(1)
·         Adequação de banheiros.
(1)
·         Sinalização sonora.
(3)
·         Alargamento de portas.
(1)
·         Sinalização visual.
(3)
·         Sinalização tátil.
(1)
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta:
O atendimento individualizado dos alunos; encontro com os professores e a família.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que frequenta esse serviço?
Não (  ). Por que?
Sim (x). Em que?
Resposta:
Ainda parcialmente na socialização do aluno e dando continuidade ao desenvolvimento do trabalho.

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta:
iariamente tirando dúvidas, testando recursos e acompanhando cuidadores.

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta:
Na responsabilidade de levar e buscar as crianças.

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(x)
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(  )
16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
Resposta:
Buscar parceria e envolvimento da família, de toda a comunidade escolar e dos professores que não acreditam no AEE.

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)