pensador.info www.emagrecerdevez.com

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Discurso de lançamento do Acervo Floriano em 2007

Discurso de lançamento em 10/05/2007 

Senhoras e senhores,

O nosso encontro nesta noite é para falar-lhes de um projeto que teve inicio há um ano e que agora está se concretizando, graças à coragem, empenho e dedicação de quem vos fala.
Este site denominado de Acervo SEMED, nasceu com o único objetivo de resgatar e reconstruir a História do Município de Floriano, pois um povo sem memória é um povo que não sobrevive ao tempo.
Não tive a intenção de fazer média com nenhuma personalidade de Floriano, visto que não sou política nem tampouco tenho vocação nem pretensão para sê-la. Nem mesmo conheço as pessoas já biografadas e registradas na história através do site.
O que me motiva a desenvolver este trabalho é o desejo de contribuir com esta cidade, em retribuição à acolhida que dela recebi. É preciso que se escreva os nomes dessas pessoas, que ajudaram a construir a Princesa do Sul, tão particularmente acolhedora.
Minha preocupação maior, está sendo de contar a sua história, principalmente, de tempos atrás, visto que a atual é mais fácil de se contar, porque está acontecendo.
Não sei, exatamente, o que me impulsiona a fazer um trabalho tão difícil, cansativo, desgastante, embora gratificante, não encontro justificativa para tal atitude, a não ser no Amor pela Cultura, pela Cidade e o respeito aos que fizeram e continuam fazendo a história deste lugar. Outra coisa não explicaria as exaustivas horas diante da tel de um computador, nem as longas caminhadas em busca do conhecimento necessário.
Também é inexplicável o entusiasmo, a alegria e a gratidão quando consigo alguma matéria, algum documento, entrevista e qualquer tipo de contribuição para a realização deste projeto.
Peço, genuflexa, desculpas aos especialistas em informática por tão singela criação. Minhas renovadas e sinceras desculpas, por ser uma pessoa tão audaciosa em desenvolver um projeto numa área que não domino, mas, obrigatoriamente tive que enfrentar, por não ter outra forma de concretizar o projeto. Sou leiga no assunto e tudo o que fiz foi vencer os obstáculos com meus humildes conhecimentos.
Este filho que acaba de nascer precisa ser alimentado, portanto peço a todos os florianenses que me ajudem a alimentá-lo enviando-me matérias, fotos e documentos. Vamos juntos, contar a História, essa História que não só pertence a vocês – florianenses de nascimento, mas também a mim – florianense de coração.
O site está criado, formatado, lançado, mas longe de ser concluído, porém tive pressa em apresentá-lo a vocês, pois, talvez, depois que o virem, as pessoas sintam-se dispostas a colaborar conosco.
Meus agradecimentos ao Secretário da Educação do Município Dr. Antônio Reis, que acreditou no projeto e o aprovou.
E minha especial gratidão ao Exmº. Sr. Prefeito Joel da Silva Rodrigues, que também validou este projeto e o hospedou no servidor da PMF - Prefeitura do Município de Floriano.
A todos vocês florianenses, ou não, presentes nesta reunião, peço-lhes a colaboração para que, juntos, contemos a História de nossa majestosa Princesa do Sul.
Muito obrigada.
Maria Umbelina Marçal Gadêlha
Acervo SEMED - http://www.acervo.floriano.pi.gov.br
Veja o Projeto de apresentação  - http://umbelinagadelha.blogspot.com/
Atualmente o acervo foi retirado do ar. Foram perdidos vários anos de pesquisa e todo o conteúdo colocado a disposição da população.

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)