pensador.info www.emagrecerdevez.com

sábado, 27 de outubro de 2012

Como ensinar seus filhos a conviver com o dinheiro




  1. Coloque seu filho em contato com o dinheiro. Reforce que as moedas e cédulas precisam ser bem preservadas porque quando danificadas, o governo gasta o nosso dinheiro para repô-las.
  2. Mostre que algumas moedas e cédulas valem mais que outras, mas que todas têm o seu valor.
  3. Procure distinguir coisas “caras” de “coisas”  baratas. Os pequenos precisam entender esse conceito.
  4. Mostre a diferença entre “querer” e “precisar”. As necessidades básicas estão contidas no item “precisar” e “querer”.
  5. Ensine-o a fazer escolhas. Quando ele quiser dois brinquedos, faça-o escolher apenas um. Assim ele aprende a eleger suas prioridades.
  6. Faça-o participar da lista de supermercado e leve-o para o momento das compras. Lembre-o de que nada que está fora da relação feita em casa deve ser comprado.
  7. Espere datas especiais como natal, aniversário e dia das crianças para presenteá-lo.
  8. O hábito de dar presentes Dora de época pode fazê-lo se sentir à vontade para pedir qualquer coisa, independentemente da ocasião.
  9. Peça a colaboração dos tios e avós na educação financeira da criança. Eles podem colocar tudo a perder se derem presentes e dinheiro o tempo todo.
  10. Não prometa recompensas caso ele ajude nas tarefas domésticas. Reforce que todos t~em obrigação de manter o ambiente limpo e organizado, sem receber por isso. Do contrário, ele pode se recusar a ajudar quando não estiver precisando de dinheiro.
  11. A mesma regra vale para as boas notas na escola. Dê parabéns, valorize seu esforço, mas nunca o presenteie. Mostre que aquilo é importante para o futuro dele mesmo.
  12. Nunca faça chantagem prometendo dar isso ou aquilo se ele lhe obedecer, se cuidar do irmão. Ensine-o que muitas coisas que fazemos não tem retorno material.


Fonte: Revista Ser mais. Ano2, nº 13. P21.

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)