pensador.info www.emagrecerdevez.com

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Equoterapia

Às vezes faço postagens de terapias ou falo de alguns distúrbios que conheço por trabalhar com ser Educação Especial e por gostar de pesquisar nesse campo. 
Hoje optei por falar da equoterapia por haver ainda muitas pessoas que desconhecem o assunto...

Documentário


Equoterapia
É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalão dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. O método equoterápico é baseado na prática de atividades eqüestres e técnicas de equitação, sendo um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora intelectual.
O praticante de equoterapia é levado a acompanhar os movimentos do cavalo, tendo de manter o equilíbrio e coordenação para movimentar simultaneamente tronco, braços, ombros, cabeça e o restante do corpo, dentro de seus limites, além de estimular musculatura, circulação sanguínea, controle postural e respiração.
Durante as sessões de equoterapia são estimulados ainda a autoconfiança, a auto-estima, fala, linguagem, estimulação tátil, lateralidade, organização e orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, análise e síntese, raciocínio e vários outros aspectos.
Uma das principais vantagens da equoterapia em relação às demais modalidades de terapia de reabilitação é a rapidez com que o praticante, de caso para caso, apresenta melhoras.

Objetivos da equoterapia
  • Proporcionar autoconfiança ao praticante, através de atividades que respeitem suas limitações e enfatizem suas responsabilidades.
  • Realizar atividades que estimulem uma melhor coordenação, equilíbrio, movimentos dissociados de tronco e membros, ritmo, consciência corporal, uma postura ereta e noção espacial.
  • Minimizar os efeitos indesejados da presença de reflexos tônicos patológicos, através do uso de posturas-chave e simetria postural.
  • Facilitar a harmonia dos movimentos entre praticante e cavalo, através de intervenções adequadas.
  • Incentivar a independência do praticante durante a execução das atividades.
  • Proporcionar estímulos adequados ao praticante visando à modulação do tônus e ajustes musculares adequados à situação presente. Buscar sempre uma postura retificada e simétrica.

Indicações
  • Paralisia cerebral
  • Autismo
  • Síndrome de down
  • Distúrbios comportamentais como hiperatividade e agressividade.
  • Traumatismo craniano.

Centros de equoterapia no Piauí
  • Cavalaria da Polícia Militar, no Parque Jurema, em Teresina.
  • Esquadrão de Polícia Montada, no bairro Joaz Souza, em Parnaíba.

Como participar
O praticante deverá ser encaminhado pelo médico competente, através de fichas expedidas pelo Centro de Equoterapia.

Equipe multifuncional
O tratamento equoterápico é realizado por uma equipe multiprofissional, através de um trabalho interligado. Dentre os profissionais envolvidos na equoterapia estão: Médico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Educador Físico, Pedagogo, Assistente Social, Equitador.

Para conhecer mais




Acesse:
http://www.equoterapia.org.br/equoterapia.php
http://www.equoterapia.com.br/

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)