pensador.info www.emagrecerdevez.com

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Família Moura


O sobrenome Moura é bem antigo, pertence à Idade Média.
Moura é sobrenome destinado a identificar os imigrantes portugueses provenientes da vila de Moura, no Conselho de Beja, região produtora de minério de ferro e água mineral, em busca do ouro das Minas Gerais.
Logo após a descoberta do ouro em Minas Gerais, 1696, a região começou a ser povoada por portugueses radicados no Nordeste do Brasil e por verdadeiras caravanas de novos colonos de Portugal. Foram tantos que a Coroa portuguesa acabou por proibir a saída de Portugal, temendo um esvaziamento de seu próprio território na Península Ibérica.
O surto demográfico operado nas Minas, graças aos esvaziamentos de outras áreas da Colônia e de Portugal, causou apreensão no Reino. Em ambas constatou-se desde logo a carência de trabalhadores nas mais diversas atividades. Foi tal monta a avidez pelo ouro, que muitos sujeitos resolveram dispor dos bens, pensando ressarcir-se prodigamente assim que chegassem às lavras, confiados na boa sorte.
            Já na Colônia do Brasil os portugueses eram registrados com seus nomes de batismo. Predominavam os nomes de Antônio, João, Pedro, Joaquim, Manoel, Francisco e José, acrescido do nome da cidade de origem, a exemplo de Antônio Francisco de Lisboa, Joaquim José de Coimbra, José de Guimarães, Manoel Nunes Viana, Francisco Gomes de MOURA. Seguem as famílias provenientes do Porto, de Braga e outras localidades.
Além dos portugueses de procedência definida, chegavam os chamados cristãos novos. Eram cidadãos procedentes de outros países (geralmente judeus) e que passavam uma temporada em Portugal.
Estes adotaram sobrenomes derivados de plantas e animais, tais como: Manoel Gomes de Carvalho, José Soares Leão, José Joaquim Lobo, etc.

Fonte:
http://gilsomoura.vilabol.uol.com.br/moura/moura1.html 

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)