pensador.info www.emagrecerdevez.com

sábado, 23 de abril de 2011

Caravaggio - artista barroco

 São Mateus – 1ª versão

Caravaggio deveria pintar o quadro para o altar-mor de uma igreja em Roma. O santo deveria ser reproduzido escrevendo o Evangelho, para mostrar que os evangelhos eram a palavra de Deus. Nessa versão o artista pensou num velho calvo, pobre trabalhador, pés descalços e sujos de poeira e terra, um simples publicano que fora inspirado subitamente para escrever o livro. Desajeitado e desabituado do ato de escrever, o velho Mateus debruça-se sobre as volumosas páginas, de cenho franzido mostrando a tensão a que está sendo submetido. Ao seu lado um anjo guia a sua mão, assim como uma professora faz com uma criança. Mas o quadro foi rejeitado pelas pessoas por ter sido considerado uma falta de respeito ao santo.

São Mateus - 2ª versão 

Foi pedido para Caravaggio fazer outro quadro e o artista tentou seguir as ideias convencionais sobre o aspecto que um anjo e um santo deveria ter e a 2ª versão foi concluída. Nesta obra o artista reafirma o seu talento e criatividade, porém o resultado é menos intenso e aberto do que a 1ª versão.

Qual das versões você escolheria? Por quê?

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)