pensador.info www.emagrecerdevez.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Amuletos populares


Amuletos são todos os objetos utilizados como mecanismo de proteção, atrair sorte de diversas naturezas, como sorte financeira, sorte no amor etc. A estes são atribuídos poderes de ordem sobrenatural, e a sua origem remota o período do homem pré-histórico, como exemplo, as pequenas esculturas das deusas da fertilidade.

A utilização e difusão destes objetos por todo o país sempre esteve presente, e deve-se principalmente, à miscigenação do povo brasileiro, tantos das raças quanto dos valores culturais. Eis alguns amuletos bastante difundidos:


Bentinho ou escapulário: é uma tira com pequeno quadrado com dois lados que podem ser de pano bento, com oração escrita, ou imagem de Jesus, Nossa Senhora, ou Santos da Igreja Católica, em que as pessoas utilizam em volta do pescoço para dar-lhes sorte e terem proteção contra o mal.


Carranca: é uma escultura que apresenta características de um ser fantástico, com detalhes muito fortes, devido a forma como é retratada, com grandes dentes pontiagudos e olhar de uma criatura muito feroz. Utiliza-se como proteção contra maus espíritos, e acredita-se que quanto mais feia, melhor o efeito pois, o espírito mau se assusta e foge, é bastante evidenciada nas proas dos barcos na região do rio São Francisco, e em frente das residências, estabelecimentos comerciais etc.


Contas dos orixás: a conta do Orixá, também é conhecida por Guia. É um colar de miçangas confeccionado obedecendo padrões religiosos, como banho de determinadas ervas e escala hierárquica dentro do Candomblé. As cores das contas de Orixá variam conforme a cor determinante de cada Orixá, por exemplo, uma conta feita com miçangas brancas é atribuída a Oxalá. Utiliza-se a Guia preferencialmente no pescoço, guardada dentro da bolsa ou mesmo no bolso da vestimenta com a função de proteção do Orixá.


Crucifixo: amuleto dos mais utilizados. As pessoas utilizam o crucifixo, mesmo sem tê-lo como um amuleto, pois é um símbolo universal de Jesus Cristo, e sua utilização se dá principalmente como forma de proteção contra o mal.


Espantalho: tipo de amuleto muito particular da zona rural. Chegou ao Brasil primeiramente por meio dos portugueses, e mais tarde por outros imigrantes europeus, utilizado para proteção de lavouras. Sua função é espantar aves, roedores e outros animais.


Ferradura: um dos amuletos bastante utilizados, principalmente na Zona Rural, a ferradura de animal, como cavalo é colocada presa atrás da porta principal da casa, para segundo a tradição popular, afastar espíritos maus das residências das pessoas que possuem este amuleto. Sua utilização no Brasil foi por intermédio dos europeus, que já tinham costume de utilizar a ferradura e passaram a utilizá-la também no Brasil.

Figa: objeto, feito de diversos materiais e diversos tamanhos. Algumas plantas são utilizadas para fazer figas por se acreditar que afastam coisas ruins, como a planta conhecida por Guiné e Arruda. A figa apresenta a forma de uma mão fechada, com o polegar entre o indicador e o dedo médio, sua origem é africana e foi bastante difundida principalmente em locais no Brasil onde é grande esta descendência, utiliza-se para afastar os espíritos maus, também é bastante variada a sua utilização, desde peças de bijuterias, em locais das residências, estabelecimentos comerciais, entre outros locais.

Fitinhas de santos: as fitinhas de Santos são bastante utilizadas, entre os católicos. A Fitinha têm uma particularidade entre os outros tipos de amuletos, pois ela é utilizada também como forma de corrente religiosa entre um pedido feito a determinado Santo, e a sua proteção e ajuda na realização do pedido. Segundo a cultura popular, a Fitinha, que pode ser de diversas cores, é amarrada ao pulso três vezes fazendo-se o pedido e deixando a Fitinha presa até partir sozinha sendo um sinal que o pedido será realizado, atualmente ela também é utilizada em diversos locais para atrair proteção, locais como em automóveis, residências, bolsas, bolso, e etc.
Imã: é utilizado como amuleto especificamente financeiro, ou seja a ele é atribuído poderes para cada vez mais conseguir dinheiro, as pessoas costumam colocar um imã em um local e nele colocar moedas, pois os imãs atraem as moedas que representam o dinheiro, atraindo assim cada vez mais dinheiro.
Medalhas e medalhões: São peças que na sua grande maioria com forma arredondada, e que trazem a imagem de Jesus Cristo, Nossa Senhora ou Santos da Igreja Católica, a forma de utilização na grande maioria dos casos é amarada no pescoço, também é utilizado em algum local como dentro de bolsas, carteira de cédulas, e etc. Muito utilizado para dar proteção contra o mal.
Patuá: amuleto muito utilizado por pessoas ligadas ao Candomblé. O amuleto é feito de um pequeno pedaço de tecido na cor correspondente ao Orixá, ao qual é bordado o nome do Orixá e colocado um determinado preparo de ervas e outras substâncias atribuídas a cada Orixá. A pessoa utiliza o patuá especifico do seu Orixá no bolso da sua vestimenta, dentro de carteiras de cédulas, bolsas para obter proteção e sorte do seu Orixá.
Pata de coelho é uma pata de coelho empalhada, que é utilizada de varias maneiras, à pata de coelho é atribuída o poder de atrair muita riqueza e sorte em tudo relacionado ao dinheiro.

Trevo de quatro folhas: por ser muito difícil encontrar uma folha desta planta que possua quatro folhas, devido a planta apresentar comumente apenas três folhas, a pessoa que encontra um trevo com quatro folhas, utiliza-o como amuleto de sorte, costumam colocá-lo dentro de bolsas ou carteiras junto a cédulas de dinheiro para atrair mais.
Para saber mais:

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)