pensador.info www.emagrecerdevez.com

quarta-feira, 8 de julho de 2009

112 anos de emancipação política de Floriano

Geralmente os lugares que conhecemos recebem seus nomes em homenagem aos seus fundadores, ou tem alguma ligação histórica com esses. Porém com Floriano não é assim, seu nome é em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto – 2º Presidente do Brasil (23 de novembro de 1891 até15 de novembro de 1894). Mas foi graças ao sonho do piauiense Francisco Parente, nascido em Barras - PI, em 10 de junho de 1839, que hoje a nossa “Princesa do Sul” completa 112 anos.

Obcecado em servir ao Piauí, o jovem Francisco Parente, recém-formado na França, primeiro agrônomo do Piauí, projetou a fundação de uma colônia agrícola modelo com o objetivo de incentivar a modernização do Piauí, a terra que tanto amou.

O jovem agrônomo batalhou muito, sofreu bastante para ver o seu sonho virar realidade, mas não desistiu, persistiu. Porém apesar de toda luta para alcançar seu objetivo, quando começou realizá-lo, a morte chegou, e ele não teve tempo de ver concluída e inaugurada a primeira escola de agronomia das Américas. Essa instituição se destinava à educação de filhos dos escravos, órfãos e libertos pela Lei de 28 de setembro de 1871.

Finalmente em 8 de julho de 1897, o pequeno povoado, que se chamava Colônia Rural de São Pedro de Alcântara, foi elevado à categoria de cidade, com o nome atual, em homenagem ao marechal Floriano Peixoto.

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)