pensador.info www.emagrecerdevez.com

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Arte egipcia





Eis um complemento sobre a arquitetura egipcia. Comparem essas colunas com as gregas e as romanas para debatermos em aula.

Os arquitetos egípcios criaram diversos tipos de coluna que, geralmente esta compõe-se de três partes distintas: fuste, corpo propriamente dito (de forma cilíndrica e às vezes com reentrâncias côncavas denominadas caneluras) e capitel (parte superior para suportar o peso da estrutura do teto). Porém esses três elementos variam segundo o estilo da coluna.


São quatro os tipos de colunas egípcias:

Protodórica – não possui base e seu capitel é formado por um suporte quadrangular. O fuste apresenta geralmente caneluras. É a mais antiga.

Lotiforme – tem o fuste composto de talos de lótus em feixe, como se estivessem amarrados. Seu capitel é uma flor de lótus não desabrochada e geometricamente estilizada.

Campiniforme – distingue-se pelo capitel em forma de campânula que representa a flor de lótus ou do papiro plenamente desabrochada.è a mais decorativa e luxuosa coluna egípcia.

Hatórica – tem no capitel um rosto humano, personificação da deusa Hathor, representada por uma vaca. No alto da cabeça, pequeno templo.

Obs.
De acordo com alguns historiadores o esmate, o vidro e o azulejo são invenções dos egípcios.

Bibliografia:
BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena história da Arte. 7 ed. Campina, SP: Papirus, 1996

Colunas. Disponivel em:<
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coluna >. Acesso em: 19 jun 2009

Para saber mais

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)