quarta-feira, 11 de junho de 2008

PEDIDO A SANTO ANTONIO

CD Vamos dançar quadrilha? E casamento da Rosinha – 1969
Música: Zé Praxedes e Noemi Cavalcanti. Grav. Pereirinha)

Meu Santo Antonho querido
Vim arrenová meu pedido
E vois mecê vai me escuitá.
Seja bomzim meu cupido
Pois perciso de um marido
tô louquinha pra casá
Meu querido Santo Antonho
Inté acordada já sonho
Que um esposo vou ganhá
Crarirmundo ou Pocidonho
Ludigeo ou Vardemar
Danado feito um demonho
Ou gabão que nem Gaspar
Mermo que seje espeto
Me dê coça de matar
Quero um home Santo Antonho
O que eu quero é se arrumá.
As jóia, os prazer gostoso
Quem é que vai me dá
E os tecido vaporoso
Dos vestidinhos dengoso
Que trouxa é que vai pagar?
Meu santo casamenteiro
O meu pedido derradeiro
Vancê não pode negar
Se eu não arranjá um companheiro
Nacional ou estrangeiro
eu pertendo lhe amarrar.
E pro Deus fique certeiro
Que uma tunda vou lhe dá
Pois tarvez com lombo quente
Vancê quera me ajudá
Será que com tanta gente
vanê num arranja um vivente
Só pra mode eu num sobrá?
Vê se atende o meu pedido
Pois muié sem ter marido
Cuma é que pode passá?

 
O cerimonial de Santo Antônio
A igreja católica desenvolveu um cerimonial para a festa de Santo Antônio que consiste em missas solenes com sermão, procissão e a entrega de pão bento.
O cerimonial de Santo Antônio desenvolvido pela Igreja católica consiste em missas solenes com homilia, procissão e a entrega de pão bento. A entrega do pão bento é uma devoção dos fiéis e a crença popular por extensão, levou a acreditar que propiciava casamentos.
A origem dessa prática religiosa, remonta à época mesma de Santo Antônio em virtude de um milagre, registrado pelo bispo de Trequier.
Conta-se que uma criança de vinte meses de idade, de nome Tomé, brincando perto da basílica do santo, em obras nessa ocasião, caiu em um reservatório de água que lá havia, e se afogou. Sua mãe, lembrando-se dos milagres de Santo Antônio, prometeu dar aos pobres, em honra de Santo Antônio, tanto trigo, quanto era o peso da criança, se o santo a restituísse a vida. O milagre realizado, a mãe cumpriu sua promessa, e deste modo teve começo a devoção do pondus pueris, ou pão dos pobres, atualmente.
Santo Antônio
Embora fosse português de nascimento e natural de Lisboa, Santo Antônio recebeu seu sobrenome da cidade italiana de Pádua, onde teve sua última residência e onde suas relíquias são ainda veneradas.
Em defesa dos pobres, denunciava sempre o vício predominante da usura, fazendo com que o Estado promulgasse uma lei que isentava da prisão os devedores dispostos a largar mão de seus bens, para pagar a seus credores.
Morreu aos 33 anos de idade, no dia 13 de junho de 1231. Antônio foi canonizado um ano depois de sua morte, ocasião em que o papa Gregório IX entoou a antífona "O doetor optime" ["O Doutor exímio"] em sua honra, antecipando, deste modo, o ano de 1946, quando Pio XII o declarou Doutor da Igreja.
Crendices de Santo Antonio
Apesar de uma postulação de uma data dedicada para este Santo. Ele é invocado diariamente. Geralmente as orações dos fiéis constituem preces peditórias ao “Santo Casamenteiro“, mas a força deste Santo também é muito usada especialmente para encontrar coisas perdidas, inclusive através da poderosa oração “Responsório de Santo Antônio.


Algumas mulheres angustiadas por não encontrarem casamento, submetem o Santo Antônio à “situação de castigo”, virando – o de cabeça para baixo, afogando –o no poço ou enforcando – o até que Ele faça aparecer um provável candidato.

Em noite de Santo Antonio ou de São João, põe-se uma moeda de vintém na fogueira e tira-se para dá-la no dia seguinte ao primeiro pobre que aparecer; o nome do pobre é o nome do noivo.
Fontes: http://br.geocities.com.br/umbelarte /http://www.memoriaviva.org.br /http://www.jangadabrasil.com.br

Caros internautas

Caros internautas
"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

Importante

Importante
Caso alguém seja autor de algum texto ou imagem contida neste blog, e não tenha sido creditada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contatem imediatamente a fim de serem dados os devidos créditos.

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)