Seguidores

"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa

segunda-feira, 21 de julho de 2008

MESOCARPO DO BABAÇU

COPOSIÇÃO QUIMICA
O mesocarpo de babaçu é a substância colhida entre o epicarpo e o endocarpo do coco de babaçu e quimicamente formado de compostos ricos em glicerina, ácido fosfórico ecolina.
Modo de usar:
O mesocarpo de babaçu pode ser tomado diluído em água, leite, suco ou misturado na comida, na medida de uma colher de sopa 2 vezes ao dia ou pode ser acrescentado nas receitas de bolos, pães e mingaus.
INDICAÇÕES
O mesocarpo de babaçu é um complemento alimentar rico em amidos e sais minerais, extraído de um vegetal rico em fibras, sendo por isso indicado para prisão de ventre, colite e obesidade. Além disso, possui propriedades antiinflamatórias e analgésicas, o que torna também indicado no tratamento de artrite reumatóide, prostatite, úlceras, cansaço físico e mental, esgotamento, tumores e inflamações em geral.
RECEITAS
Mingau
Homogeneizar ½ litro de leite com 3 colheres de sopa de mesocarpo e açúcar a gosto. Levar ao fogo até ferver bem, mexendo sempre para não embolar. Pode-se juntar uma pitada de margarina e sal.
Vitaminas
Colocar 600 ml de leite em um liquidificador. Juntar 3 ou 4 colheres de sopa de mesocarpo, 3 ou 4 bananas e açúcar.
Bolo
Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de maisena
1 xícara de mesocarpo de babaçu
1 colher de sopa de fermento em pó
4 ovos
250 g de margarina ou manteiga
I copo de leite ou leite de um coco
2 xícaras de açúcar
Modo de fazer
Bater a manteiga, as gemas e o açúcar até ficarem cremosos. Acrescentar a seguir o leite, o trigo, a maisena, o mesocarpo e o fermento e por último as claras em neve. Untar e levar ao forno quente.
Biscoito
Ingredientes:
1 xícara de mesocarpo
1 xícara de açúcar
1 xícara de trigo
1 xícara de maisena
250 g de margarina
Modo de fazer:
Junta-se o açúcar e a margarina batendo bem. A seguir junta-se o trigo, a maisena e por último, o mesocarpo. Amassa-se bem devagar e quando estiver pregando nos dedos, junta-se um pouco de trigo. Após algum tempo deixa-se descansar. Fazer os biscoitinhos de preferência redondos, amassados com um garfo. Lava-se ao forno por aproximadamente 30 min.

Fonte: Livro de receitas da EMATER-PI

11 comentários:

  1. muito interessante... estou com um projeto sobre o babaçu,, ja participei de feiras de ciências nacionais,,,chama muita atenção..p.rincipalmente a culinaria,,

    ResponderExcluir
  2. Gostaria saber se quem tem pressão alta e arritmia pode tomar o pó do mesocarpo do babaçu. Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  3. olá, eu tomei durante alguns meses as capsulas do mesocarpo de babaçue acho que ele ajudou muito que eu melhorasse do hpv e indiquei a quem eu tinha a oportunidade de conversar,pois acredito em remedios naturais .Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  4. Etou fazendo uso do mesocarpo do babaçú, pois me falaram que serviria para: estomago"gastrite", artrite e mais outras coisas, depois que comecei descobrir que ele é quase um laxante, pois com o intestino preso que sou, fazendo uso do meso. est´´a soltando até d+ acreditas? será que posso continuar?

    ResponderExcluir
  5. Ola! muto bom, na minha cidade produzem, esou fazendo um trablho sobre isto. Poderia me fornecer mais algumas infrmações? Sou estudande de agroindústria.
    Se poder entra m contato agradeço.

    maiza.nelia@hotmail.com

    Obrigada
    Maiza

    ResponderExcluir
  6. eu queria saber com que idade pode tomar o mesocarpo de babaçu?

    ResponderExcluir
  7. Não sei te dizer com certeza,mas nunca ouvi falar de contra-indicação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. istou fasendo um projeto de monografia o tema e masocarpo quem pode me ajudar o meu mail e rosiarruda1982@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bom projeto. Vou ver o que tenho arquivado, se puder ajudá-la será um prazer.

    ResponderExcluir
  10. VEM DA AMAZONIA, E NATURAL, FAZ BEM. SRSRRS

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal, por gentilesa caso alguem saiba como se extrai o "pó" do mesocarpo do babaçu envie à mim os procedimentos rafael_442@hotmail.com.

    Grato

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Volte sempre.
Obrigada!

Extrato de amora

De todas as postagens feitas aqui, o extrato de amora é a que é mais vista e mais comentada. Realmente há muitos depoimentos favoráveis ao extrato de amora, portanto, sinta-se a vontade para conhecer um pouco sobre os seus benefícios.
Quantos agoras perdemos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser. (Clarice Lispector)

Quando gosto repasso

Quando gosto repasso